INSA – BELENZINHO/SP

O Projeto Pedagógico – Pastoral é inovador em seus conteúdos educativos e assegura a formação integral da pessoa, por meio de desenvolvimento dos valores, da criticidade e da consciência de sua identidade cultural, social e religiosa sintonizada com os desafios e programas educacionais do Brasil, a RSE segue as orientações da Lei de Diretrizes e Bases (LBD) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ministério da Educação, em permanente diálogo com o carisma e a missão salesiana. Desde 1918, o INSA, educa crianças e jovens, ensinado-os a enfrentar os desafios que a vida apresenta, garantindo, assim, todas as ferramentas necessárias ao educando para que assimile conhecimentos e interiorize verdadeiros e dignos valores do ser humano. Nossa escola tem como principal objetivo dar continuidade ao ideal pedagógico de D. Bosco e Madre Mazzarello, inspirado nos valores cristãos e marcado pelo paradigma de educar pelo amor mediante o prisma da reciprocidade.

Constitui-se em um espaço educativo para aprender a conviver; aprender a crer; aprender a aprender; aprender a ser e aprender a fazer. Um ambiente privilegiado de comunicação de ideias, reflexão e ação, solidariedade e, principalmente, respeito às diferenças. Desse modo, a organização da escola, a metodologia de trabalho, os referenciais teóricos e recursos didáticos são instrumentos para a construção deste projeto, além de caminho de qualificação constante para os educadores. O INSA garante qualidade de ensino e educação em todos os níveis: trabalha os conteúdos, capacita para o domínio de metas e técnicas. Utiliza-se de metodologia participativa e processos transformadores da realidade. Portanto o ensino é concebido como um conjunto sistemático de ações, cuidadosamente planejadas, ao redor dos quais conteúdo e forma articulam-se permanentemente.

As atividades permitem que professor e estudante compartilhem parcelas sempre maiores de significados em relação ao conteúdo do currículo escolar. Por isso, aspira a ser presença significativa no seu contexto sócio-cultural, consciente de que a construção de um projeto de vida, uma educação para o trabalho e a profissionalização, são instrumentos significativos para inserção dos jovens na sociedade moderna. Opta pela solidariedade, não como agente isolado, mas pela cultura da solidariedade, que é atitude permanente ou critério de acolhimento do outro de forma positiva, processual, partilhando continuamente os questionamentos e as respostas da vida. Vive atenta e sensível às necessidades dos pequenos, dos marginalizados, das minorias sociais. Vai ao encontro dos jovens, acolhe-os com solicitude, coloca-se em atenta escuta das suas aspirações, ajudando-os a construir seu projeto de vida. No horizonte antropológico da reciprocidade, o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora assume uma proposta efetiva de educação para a autonomia responsável dos educandos, que se expressa tanto na aceitação da identidade sexual quanto no encontro autêntico entre eles, respeitando-se, mutuamente, em suas diferenças de gênero e sua igualdade pessoal. Com esta consciência serão capazes de desenvolver um projeto comum, com vistas à vivência da reciprocidade no amor, tornando-se testemunhas dos valores cristãos, na sociedade atual. Valoriza o ser mais que o fazer, o verdadeiro mais que o eficiente, a ética mais que a técnica, a comunhão mais que o êxito individual. Faz da alteridade a chave de interpretação da realidade, opondo-se ao modelo vigente de exploração e dominação. Oportuniza a experiência da vida como festa, pela vivência do espírito de família, que é o oxigênio da Pedagogia Salesiana. Nesse clima e, para gerá-lo e alimentá-lo, realizam-se atividades complementares essenciais como teatro, música, dança, esporte, celebrações, excursões, etc… Estimula-se também a experiência de grupo como lugar, onde se privilegia o protagonismo do jovem e, simultaneamente, se faz uma educação personalizada, favorecendo a comunicação interpessoal.

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